terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ESTUDO DIRIGIDO TEORIA GERAL DO ESTADO


01. Dentre os sistemas eleitorais (Majoritário, Proporcional e de Distritos), aponte ao menos, DUAS vantagens e UMA desvantagem de cada sistema.

Majoritário
Vantagens:
Quem governa é quem tem maioria de votos, proporcionando assim a vontade da maioria dos eleitores, pelo menos nos cargos executivos onde o vencedor tem que ter pelo menos 50 % + 1% e se caso não conseguir os dois mais bem votados vão para o segundo turno. Com isso o candidato obtém maioria absoluta conseguindo ter um mandato legítimo sem correr o risco de sofrer, por exemplo, represália por parte da oposição por eventualmente ter pouca representatividade. Outra vantagem é que a democracia também é exercida diretamente pelos eleitores por escolherem seus líderes de acordo com a vontade da maioria, que nem sempre é absoluta.
Desvantagem:
Uma desvantagem consideravelmente importante do sistema majoritário é a bipolaridade dos partidos, que polarizam suas bases eleitorais fazendo ocasionando invariavelmente o isolamento partidário.
Proporcional:
Vantagens:
 No proporcional a vantagem mais importante é a de que os partidos menores e a minoria conseguem espaço na política pois neste modelo cada partido político recebe uma quantidade de vagas de acordo com o número de candidatos que o possui e o número de votos que recebeu. Com isso, a democracia é realmente exercida além de as vontades e desejos das minorias terem a oportunidade de serem ouvidas por meio de seus representantes.
Desvantagem
Uma das desvantagens desse modelo é que a governo é formado por várias correntes ideológicas, podendo ser até contrárias umas às outras, resultando em um governo misto, que muitas vezes pode se contradizer e também não há a preocupação em manter uma linha de governo concreta.
Distrital:
Vantagens
São, principalmente, de que o candidato eleito terá uma área de trabalho menor, resultando em menos problemas e também em uma maior fiscalização por parte dos eleitores por poderem ver mais de perto o trabalho feito pelo político.
Desvantagem: pode haver uma monopolização do poder por parte de um partido ou grupo político influente na região, enfraquecendo assim a democracia e a representatividade política.

02. Quais as limitações ao exercício do sufrágio atualmente?

A idade, que no Brasil é só a partir dos 18 anos que se pode falar em exercer o direito político de votar e ser votado; a questão econômica, que já não tem tanta força quanto antes onde se alegava que, entre outros argumentos, os mais ricos tinham mais tempo para se preocupar com a política por trabalharem menos; por motivo de sexo, onde as mulheres lutaram muito para conseguir direitos políticos e por fim a falta de instrução, caracterizado, na maioria das vezes, pelos analfabetos.

03. Acerca da separação 'dos poderes': como o conceito se desenvolveu? O que objetiva?

Começou com Aristóteles que considerava injusto e perigoso atribuir a um só indivíduo o exercício do poder, passou por Marsílio de Pádua que defendia a distinção entre o Legislativo e Executivo, que eram praticados pelo povo (Legislativo) e pelo príncipe ( Executivo). Maquiavel já ensina que na França já existia a divisão dos poderes, na qual Maquiavel aprovava pois com isso o Rei tinha liberdade e segurança. Locke já defendia que existiam ao menos 4 poderes divididos entre rei e parlamento. Nas atuais constituições a doutrina dos freios e contrapesos é a mais adotada, como é o caso da estadunidense e brasileiro.

04.  Compare Parlamentarismo e Presidencialismo, apontando características próprias de cada um.

O Parlamentarismo tem características avessas ao Presidencialismo que são: o chefe de estado não é o mesmo chefe de governo no parlamentarismo o que não acontece no presidencialismo onde as duas funções são acumuladas em uma mesma pessoa. Uma outra caraterística importante é que a responsabilidade política é muito maior no Parlamentarismo por este estar no poder por tempo indeterminado e só se mantendo em tal cargo se possuir maioria absoluta do parlamento, além de ter a confiança dos parlamentares, o que não ocorre no Presidencialismo onde o presidente só perde o cargo mediante prática de crime.

05. Construa uma “linha do tempo” para demonstrar como se deu a evolução dos direitos e garantias fundamentais.

Código de Hamurab (1700 a.C.), Magna Carta (1215-1225), Petition of Rights (1628), Habeas Corpus Amendment Act (1679) e o Bill of Rights (1688); nos Estados Unidos, a Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia e a Declaração de Independência (1776), a Constituição dos Estados Unidos (1787) com Emendas à Constituição aprovadas em 1791 e outras até 1975, que perfazem a carta de direitos fundamentais do povo americano; da França, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789); no México, a Constituição de 1917; na Alemanha, a Constituição de Weimar (1919). Constituição Brasileira (1988).

06. Quais os instrumentos da democracia existentes na atualidade? Quais NÃO EXISTEM no Brasil?  Explique, usando argumentos teóricos, quais as razoes de não termos OU termos em nosso pais esses instrumentos explique o funcionamento de cada um (Recall, plebiscito, referendo, iniciativa popular e etc).

Os instrumentos são o sufrágio universal, plebiscito, iniciativa popular, referendo, recall político e veto popular.
Tem-se no Brasil o sufrágio, referendo, iniciativa popular e plebiscito por sermos um país democrático e esses instrumentos serem formas de praticar a democracia. O sufrágio é a legitimação do poder político que os cidadãos tem de exercer a democracia por meio do voto. O plebiscito é uma consulta à população acerca de algum tema legislativo que se dependendo da decisão da população se tornará lei. A iniciativa popular ocorre quando um grupo de pessoas se reúnem e elaboram um projeto de lei e o levam ao legislativo na tentativa de fazer o projeto virar lei. O referendo é como se fosse o contrário do plebiscito, ou seja, a população é consultada depois de espécie normativa estar pronta. O recall é uma forma de destituir os eleitos de modo que a população ou mesmo a o legislativo em sua maioria absoluta revogam o mandato dos políticos que considerarem estar agindo contra os interesses da coletividade.Talvez esse instrumento não tenha sido positivado em nossa constituição por o Brasil ter acabado de sair da ditadura e a população, ainda hoje, não estar madura o suficiente para lidar com instrumento tão poderoso. Por fim o popular ocorre quando o legislativo faz uma lei e a própria população se manifesta para decidir se ela vai entrar em vigor ou não. Mais uma vez pode-se alegar que a população brasileira não tenha maturidade política suficiente para conviver com tal instrumento.

07. Acerca dos partidos políticos, qual a importância deles para um Estado democrático? Qual papel desempenham?


Eles são importantes porque tem mais acesso aos três poderes do que o cidadão comum tem, ou seja, é mais fácil um grupo de pessoas com os mesmos ideais se unirem e pleitearem direitos e deveres junto ao Estado do que um por um os eleitores tentarem o mesmo. Os partidos representam as pessoas que comungam de seus ideais e vontades, além de darem acesso aos cidadãos a serem eleitos mas mantendo o cargo sob seu controle e não do cidadão, ou seja, quando alguém é eleito o cargo não pertence a ele e sim ao partido em que é filiado.

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